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Tendências 2020

A nova era dos negócios:

conheça as 6 principais tendências para o Marketing Digital em 2020

Estratégia voltada a ações de comunicação via internet é cada vez mais usada entre empresas e se apresenta como alternativa eficiente contra a crise e rendimentos estagnados

O cenário de reduções orçamentárias e de ansiedade por ações lucrativas fez empresas nacionais repensarem investimentos e adotarem novas estratégias para otimizar negócios, atrair consumidores e ampliar o alcance da marca. Companhias nunca estiveram tão inclinadas favoravelmente à comunicação digital como agora. É o que confirma o último relatório da Content Trends, que estuda as tendências do Marketing de Conteúdo no País. Mais de 67% das empresas brasileiras já utilizam de recursos do Marketing Digital para alavancar resultados, conforme a pesquisa.

Essa “Era Tecnológica” externou as novas formas que empresas fazem negócios. Um outro estudo, de iniciativa da Rock Content e das empresas Resultados Digitais e Mundo do Marketing, apresentou, na “Pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, que 94% dos empresários participantes usavam técnicas do Marketing de Conteúdo em suas estratégias.

O novo consumidor está hiperconectado e pede pela praticidade, multiplicidade de conteúdos e velocidade de informação, o que faz cada vez mais o comércio caminhar pelos canais virtuais. Para se ter maior vantagem competitiva, é necessário saber trabalhar com ferramentas online que podem ajudar na visibilidade da marca, fidelização de clientes e, consequentemente, potencialização de ganhos.


Confira as tendências do Marketing Digital para 2020

1) WhatsApp Business

Pode ser considerado como uma versão mais jovem e atual do e-mail. Usuários estão constantemente conectados e fazem checagens de chats privados com grande frequência. A ferramenta funciona como uma nova forma de conversar com clientes, seja com finalidade de prospectar, engajá-los ou atendê-los.

2) Inteligência Artificial

A tecnologia está presente em recursos que utilizam atendentes virtuais, os “chatbots”. A Inteligência Artificial tende a ganhar novas expansões e sua aplicação já tem significativo crescimento dentro do mundo corporativo.

3) Personalização da Experiência

Uma forma de oferecer conteúdo totalmente voltado aos interesses do cliente. Este recurso está muito presente no feed da rede social, trazendo, com frequência, recomendações baseadas no que o consumidor procura, os canais mais acessados, o que chama mais atenção dele. Nada disso é por acaso. Há algum tempo, a personalização de conteúdo vem ganhando atualizações e melhorias. A promessa é que tenha seu pico de uso neste ano.

4) Transparência das Empresas

A falta de uma regulamentação sobre o assunto abriu possiblidade para um hábito ruim nas companhias: o uso de dados com informações básicas do cliente, como gênero, nome e e-mail, para finalidades questionáveis. O crescimento da prática resultou em um efeito negativo ao longo dos anos, afetando diretamente o comportamento do consumidor. Adotar esse tipo de política é ainda mais fundamental se for levado em consideração a iminência da Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor neste ano. A adoção de princípios transparentes passa a ser também critério para evitar punições legais.

5) Busca Visual

Ela permite que uma pesquisa comece a partir de uma imagem enviada pelo usuário, podendo ser até mesmo um printscreen. Esse modelo de busca se torna ainda mais interessante do que textos ou áudios por um simples fato curioso: 90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em forma de imagem (o processamento é 60 mil vezes mais rápido que qualquer texto).

6) Conteúdo em Áudio

É um outro elemento que vem se popularizando no Marketing Digital, principalmente em relação ao recurso de busca por voz. Entretanto, a tendência é muito mais ambiciosa do que apenas a pesquisa por fala. Os usuários têm dado muita atenção aos conteúdos sonoros, quando desejam procurar por experiências mais versáteis e eficientes. O caminho mais curto entre uma ideia criativa e um negócio de sucesso está em compreender as variáveis de mercado e, principalmente, os anseios do cliente. É fundamental envolvimento e relacionamento na hora de conversar com o consumidor e verificar o que ele realmente procura e precisa. Por isso, prezamos para que a comunicação seja a mais clara possível, feita de humano para humano.

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